0
Sobre Energia Solar

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre W, WP, Wh e kWh?
W (Watt) é a unidade de potência, usada para indicar a taxa com que um equipamento consome energia da rede ao longo do tempo, o que significa que, por exemplo, um equipamento com maior potência (como um chuveiro ou um motor elétrico) ligado durante o mesmo intervalo de tempo consumirá mais energia que outro de menor potência (lâmpadas, televisores, celulares, etc.). Wp (Watt-pico) é uma unidade de potência utilizada quando se trata de sistemas fotovoltaicos, referindo-se à taxa com que um painel ou todo o sistema produz energia numa condição padrão. Wh (Watt-hora) é a unidade de energia elétrica, resultado da multiplicação da potência (W) pelo intervalo de tempo (horas) e pode referir-se tanto a energia gerada quanto à consumida. kWh (Quilowatt-hora) é também unidade de energia, mil vezes maior que o Wh.
Quanto custa um sistema de energia solar fotovoltaica?
Depende do sistema. O custo do sistema depende de requisitos estabelecidos pelo próprio cliente e de fatores de projeto, tais como irradiação, localização, porte do sistema, etc. No geral, quanto maior o sistema, menor o custo por potência instalada (R$/kW) e, quanto mais destes fatores forem levados em consideração no projeto do sistema, mais otimizado o mesmo se torna tecnicamente e financeiramente. Para uma estimativa de valores e projetos entre em contato conosco!
A instalação dos sistemas fotovolataicos é difícil?
Não! A instalação dos módulos é fácil, e, na maioria dos casos não exige nenhuma reforma ou modificação da estrutura, já que são utilizadas estruturas preparadas para facilitarem a instalação para cada tipo de laje / telhado. Para sistemas residenciais, o tempo médio de instalação é de no máximo dois dias, enquanto que para aplicações maiores ou mais específicas esse tempo pode aumentar.
Posso vender energia para a concessionária?
Ainda não! Na modalidade de micro ou mini geração distribuída não está previsto pela regulamentação a venda de energia pelo consumidor. O que é feito é a compensação por meio de créditos, na qual a energia injetada na rede é contabilizada e utilizada para abater o consumo e, com isso, reduzir o valor da sua conta de energia.
Qual a vida útil do sistema?
A vida útil do sistema depende da qualidade dos componentes utilizados. Os painéis possuem garantia de funcionamento com uma eficiência acima de 80% em 25 anos, em média. A partir desse prazo, o seu sistema perde eficiência mas ainda continua gerando energia! Já os inversores tem vida útil em torno de 15 anos, sendo que a partir desse período, devem ser trocados caso aparentem problemas de funcionamento.
Quantos Painéis preciso para abastecer minha residência?
Para um dimensionamento otimizado da quantidade de painéis uma série de fatores devem ser considerados, tais como o consumo da residência, a localização, a irradiação solar, a inclinação e orientação do painel, a potência individual de cada painel, o tipo de ligação do consumidor com a concessionária de energia, dentre outros fatores. Para uma estimativa otimizada da quantidade de painéis entre em contato conosco.
Preciso de baterias em um sistema conectado à rede elétrica?
Não! Em um sistema conectado à rede elétrica não é necessário armazenamento de energia, pois quando o sistema não está gerando energia, como no período noturno, a concessionária fornece a energia demandada pelo consumidor, descontando dos seus créditos de energia excedente gerados durante o dia.
O que é um sistema grid-tie? E off-grid?
O sistema grid-tie (ou conectado à rede) é aquele em que há a compensação de energia junto à concessionária, por exemplo a CEMIG em Minas Gerais. Você injeta parte da energia produzida nos seus telhados na rede elétrica CEMIG e recebe créditos ao final do mês. O Sistema off-grid (ou autônomo) é aquele em que a energia produzida é diretamente armazenada em uma bateria. É ideal para locais onde não chega a rede elétrica.
O que quer dizer fotovoltaico?
A palavra fotovoltaico é a junção de foto, que quer dizer “luz”, e volt, que significa “eletricidade”.
No caso de um curto no sistema, minha casa e meu estão protegidos?
Sim! Nós montamos em toda instalação um quadro de proteção que protege tanto seus equipamentos bem como a rede da sua casa ou empresa. Pode ficar tranquilo!
Sistema fotovoltaico é o mesmo utilizado para aquecer água do chuveiro?
Não! O sistema solar fotovoltaico permite gerar energia elétrica a partir da radiação solar. Talvez você possa se confundir pois as placas são parecidas, mas não é o mesmo sistema.
Quanto tempo leva a instalação do sistema fotovoltaico?
Sistemas mais simples são instalados em até um dia! No entanto esse tempo depende diretamente do tamanho do sistema. Como a instalação é simples e não se trata de uma obra o processo é bem simples.
Como funciona o sistema de compensação junto à CEMIG?
É bem simples. No final de cada mês a concessionária de energia faz um balanço do tanto que você injetou na rede e o tanto que você consumiu dela (uso noturno). Se injetou mais energia do que consumiu você tem créditos. Se consumiu mais do que injetou na rede você paga a diferença.
Qual a garantia dos Equipamentos?
A garantia varia de fabricante para fabricante. Alguns painéis tem garantia de 25 anos e dos Inversores podem chegar a 15 anos. Os fabricantes garantem também uma perda mínima de eficiência no final desses 25 anos, algo em torno de 10%.
Moro em Apartamento. É possível instalar um sistema solar fotovoltaico aqui?
Isso depende de alguns fatores. Caso você more numa cobertura ou em pilotis e possa utilizar o telhado a instalação é possível. Se as condições não são essas a instalação complica mais um pouco.  Mas espere! Em 2016 entrou em vigor uma resolução que permite que você instale os painéis fotovoltaicos em um outro imóvel (fazenda, escritório, casa de amigos e/ou parentes) e compense os créditos diretamente no seu apartamento.
Em um dia nublado ou com muita chuva o meu sistema produzirá energia?
Sim, perfeitamente. Este sistema não depende diretamente da incidência de muito sol sobre ele para gerar energia. A reação dos materiais dos painéis produzem energia em contato com a radiação solar. Então, num dia nublado e chuvoso haverá produção energética, no entanto menor do que a produção de dias muito ensolarados e sem nuvens!
O equipamento precisa de manutenção?
Os equipamentos precisam de manutenção mínima, sendo necessário basicamente a limpeza dos módulos a cada 3 meses.
Os painéis são resistentes à chuva de granizo?
Sim. Os painéis são submetidos a testes de resistência em ambientes controlados e são resistentes à chuva de granizo
Solicite uma análise sem compromisso para compreender a economia que a energia solar fotovoltaica pode proporcionar à sua casa, à sua empresa ou a seu agronegócio.